top of page

Programação Semana Farroupilha 2022

Atualizado: 22 de ago. de 2022



“Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, é o tema que guiará os Festejos Farroupilhas de 2022.


O Rio Grande do Sul é um Estado multicultural, composto por muitas etnias.


Os Festejos Farroupilhas 2022 terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro. O patrono das comemorações deste ano será o músico Adair de Freitas.



As celebrações alusivas à Revolução Farroupilha deste ano celebram a pluralidade presente na composição do povo gaúcho.


A atuação dos padres jesuítas espanhóis foi de grande relevância porque, durante o ano de 1634, iniciaram a catequização dos índios guaranis e introduziram o gado bovino.

Dessa primeira incursão dos padres jesuítas, após sua expulsão em 1641, ficou espalhado por todo o pampa parte do gado que, livre, se tornou "chimarrão", ou selvagem. Foi esse fato que, de forma direta, colaborou e deu origem ao gaúcho e, por consequência, a toda a tradição campeira do Rio Grande do Sul.


Os alemães (1824) e os italianos (1875) posteriormente chegaram em território gaúcho, em ondas migratórias incentivadas pelo governo brasileiro. Esses imigrantes, carregando e mantendo aqui suas tradições e costumes, enriqueceram o panorama cultural rio-grandense enormemente, constituindo-se em grande atrativo turístico as regiões em que esses imigrantes alemães e italianos se estabeleceram.


Com ênfase na diversidade étnica e, por consequência imediata, na diversidade cultural, hoje podemos afirmar que existem pessoas de praticamente todas as partes do mundo vivendo em solo gaúcho, todos trazendo consigo parte de suas culturas e, de modo direto, absorvendo nossas tradições, forjando-se autênticos gaúchos.


Com vistas a explorar a diversidade étnica e, por consequência imediata, a diversidade cultural, o tema proposto “Etnias do Gaúcho”, com o subtítulo de “Rio Grande: Terra de Muitas Terras”, poderá envolver todas as diversas manifestações culturais nos quatro cantos do Rio Grande do Sul, com um engajamento de todos os povos que ajudaram a construir a fibra de nosso povo gaúcho.

 


'Num só lugar' foi a canção escolhida por meio de concurso organizado pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2022. A vencedora concorreu com mais nove canções, tendo cumprido com todos os requisitos propostos no edital. A escolha foi feita por uma comissão avaliadora, composta pelos membros da Comissão.

A música é de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), integrantes do grupo Alma Gaudéria.



269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page